A gorda,

Isabela Figueiredo

Segundo Mia Couto, "uma das mais originais e poderosas vozes da nova literatura portuguesa"

O livro

Maria Luísa, a protagonista deste romance tão engraçado quanto cruel, é uma moça inteligente, boa aluna, voluntariosa e dona de uma forte personalidade. Porém, ela é gorda. E inapelavelmente gorda. Essa característica física a incomoda de tal maneira que parece colocar todo o resto em xeque: sua relação com o mundo, sua vida sentimental (a relação complicada com David, seu primeiro amor), sua postura diante dos fatos. Adolescente, sofre e aguenta em resignado silêncio as piadas e os insultos de companheiros de escola. Divertido, cruel e desabusado, A GORDA confirma Isabela Figueiredo como um dos grandes nomes da ficção portuguesa atual.

Por que publicamos

Sucesso em Portugal, o romance é uma poderosa sátira a respeito de auto-imagem e preconceito de um dos nomes mais destacados da literatura portuguesa contemporânea.

O autor

Isabela Figueiredo nasceu em 1963 em Moçambique, mudando-se para Portugal em 1975. Professora e escritora, é uma das mais destacadas vozes da literatura portuguesa contemporânea. A GORDA, seu primeiro romance, foi sucesso de público e de crítica.

trecho

Trecho do livro

Acredito que os objetos têm uma aura, uma relação com os seus companheiros humanos, uma vida. Tenho dificuldade em desfazer-me do que viveu na minha companhia, e a minha roupa de gorda foi paciente companheira e testemunha de sentimentos e gestos, de sucessos e fracassos. Talvez possa oferecê-la, para que progrida na carreira com outra amiga, mas é uma brutalidade chegar junto de uma pessoa e dizer, ´já que a senhora continua gorda, porque eu melhorei bastante, veja lá se estas calças lhe servem?!´

GÊNERO Ficção
CAPA Pedro Inoue
FORMATO 13,5 x 21 x 1,4 cm
PÁGINAS 208 PESO 0,275 kg
ISBN 9788593828423
ANO DE LANÇAMENTO 2018

O que estão falando sobre o livro

“Isabela Figueiredo faz do (seu) corpo a arma, a munição e a própria guerra.”
Público

“Isabela não tem medo das palavras.”
Eduardo Pitta, Sábado

Full Squad